U

ma das grandes vantagens de se um fazer intercâmbio na Europa é a facilidade em viajar! Assim que mudei para Inglaterra eu decidi que queria conhecer não só as cidades principais daqui mas também outros países no continente Europeu.

Como planejar suas viagens com sucesso na Europa:

1. Lista de países

Antes mesmo de começar o seu curso de inglês ou especialização, faça uma lista dos países que sempre quis conhecer, os lugares que tem vontade de ir neste países, pesquise um pouco sobre a gastronomia do país para que possa vivenciar o máximo do destino.

Rota de Vôos Ryanair com saída do Aeroporto de Londres em Stansted

Rota de Vôos Ryanair com saída do Aeroporto de Londres em Stansted

2. Visto

Verifique se você necessita visto para entrar naquele país. Uma das vantagens de ser brasileiro é que o Brasil tem um bom relacionamento com países da Europa. Veja aqui uma lista completa de países que não exigem vistos de entrada.

Visto

3. Acomodação

Depende muito do bolso de cada um mas uma das maneiras mais econômicas de acomodação são ‘hostels‘, ‘AIRBNB’, ‘Couchsurfing‘ e claro, os hotéis. É importante ver a distância de onde vai ficar em relação as atrações que quer visitar.

Royal Mile Edinburgo

4. Mapas

Muitas pessoas deixam para organizar a viagem quando chegam no destino. Eu, particularmente, não recomendo. Claro que vai encontrar mapas e tudo mais fácil quando chegar no destino, mas se você planejar com antecedência você vai aproveitar muito mais a sua viagem.

Metrô de Paris

5. Transporte

Vale a pena pesquisar qual a melhor maneira de se locomover pela cidade. Ônibus? Metrô? Bicicleta? A pé? Trem? Dependendo da cidade, você pode economizar uma boa grana em termos de locomoção. Algumas cidades alugam bicicletas e é uma maneira muito bacana pra conhecer o lugar. Claro que se alugar na Inglaterra, precisará tomar muito cuidado já que o tráfego é na mão contrária.

Bicicletas em Londres

Bicicletas em Londres

6. Duração da viagem

Seja esperto, pesquise, leia fóruns de discussão em sites como o ‘TripAdvisor‘. Além de encontrar as críticas de outros viajantes em relação às atrações principais, você também pode ler os comentários de quem já ficou em certas acomodações, passeios e dúvidas de quem também está planejando viajar. Faça o download do calendário.

Calendário de Viagens

7. Moeda estrangeira

Esteja preparado, a melhor maneira de viajar de maneira segura é ter parte em espécie e também no cartão pré-pago. Solicite o seu antes mesmo de viajar e assim, você pode agendar a recarga do cartão fazendo a transferência da sua conta no Brasil e agência pode finalizar a transação para você. A recarga leva cerca de dois dias úteis no máximo para cair no cartão e às vezes pode cair até no mesmo dia. Alguns países exigem que você mostre o dinheiro em espécie no controle de imigração.

Cartão Pré-Pago Mastercard - Banco Novo Mundo

Cartão Pré-Pago Mastercard – Banco Novo Mundo

8. Controle de imigração

Sempre que for viajar, vá bem preparado. O agente imigratório pode fazer mil perguntas, literalmente, mas se você for organizado com certeza ficará menos tempo no guichê de imigração. Viaje sempre munido de passaporte válido (sempre tenha pelo menos 6 meses de passaporte válido), imprima todas as confirmações de onde vai ficar, passagens aéreas de ida e de volta (tenha em mente quantos dias), confirmação de onde vai ficar com o endereço e responda de maneira clara e calma o propósito da sua viagem (férias, eventos etc), tenha dinheiro e cartões (pré-pago, débito ou crédito) disponíveis e não se esqueça da carta da escola já que é importante para que eles saibam que você está de viagem e terá como objetivo sair do país no dia do seu vôo de retorno para onde está estudando ou se especializando. Se viajar durante a semana quando você supostamente deveria estar na aula, pode ser um problema mas se a escola estiver de férias devido a feriados você não terá problema algum.

Controle Imigratório Britânico - UK Border

Controle Imigratório Britânico – UK Border

9. Vôos

Considerando que você já saberá quais os finais de semana que você vai viajar e quais os países para onde você vai viajar, você pode ficar de olho nas passagens. Existem companhias aéreas que tem vôos com um preço relativamente baixo como a Ryanair, Jet2, Easyjet onde você pode visitar as principais cidades da Europa por um preço super acessível.

Ryanair

Ryanair

10. A Mochila

Leve somente o necessário, muita gente pensa em tudo que vai precisar e acaba exagerando na bagagem. Só depois de algumas viagens que você acaba percebendo que não precisa de muita coisa para viajar. A melhor dica é viajar com o que realmente necessita. O famoso mochilão pela Europa pode dar muita dor nas costas se você quiser levar o seu guarda-roupa inteiro na viagem. Verifique a estação do ano e qual a temperatura média antes da viagem para se ter uma idéia da temperatura mínima e máxima. Dois pares de jeans, calçado confortável, guia de viagem, documentos, casaco ou jaqueta, camisetas, roupas para sair. Dependendo da balada ou restaurante, os seguranças barram se você estiver de tênis. Parte da organização é dedicar em pesquisar o que vestir.

Fjords na Noruega

Fjords na Noruega