A Europa tem muitas nuances para os viajantes mão de vaca (!), isto é, aqueles que querem economizar para conhecer o máximo de países no velho contiente.

Existe uma série de possibilidades, pois a Europa é um parque de diversões à parte para quem gosta de diferentes culturas, comidas, línguas, climas, etc. Além disso, conhecido por ter CIA aéreas “Low Cost”, Backpackers (Hostel), trens, comidas rápidas e baratas entre outras opções.

Primeiro, o ideal é dividir a Europa:

Oeste Europeu: que são os clássicos (Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal e Holanda e Alemanha)
Leste Europeu: (Austria, Slovakia, República Checa, Bulgaria, Polônia e Hungria) que são países a serem desbravados.
Mediterrâneo: (Grécia, Turquia e Croácia) onde tem temperos e paisagens fantásticas.
Escandinávia: (Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia) que tem um alto custo de vida e uma excelente organização e estrutura em troca.

mapa-europa-2013-2014-gps-ou-celular-c-igo-frete-gratis-14444-MLB3715020464_012013-O

Locomoção:

O melhor país como ponto de partida é a Inglaterra, especificamente Londres, pois é um “HUB” para todos os países da Europa, Heathow em Londres é o aeroporto de maior fluxo da Europa. Ao contrário do que  muitas pessoas pensam que trem é a forma mais barata de viajar pela Europa, atualmente a mais barata é por vias aéreas. Existem CIA´s aéreas como Ryan Air e Easy Jet que oferecem tarifas baixíssimas, você pode literalmente trocar seu almoço por uma passagem, é possível encontrar passagens por 25 euros (cada perna) e dependendo da antecedência e promoção, até por 5 euros.

O grande segredo para encontrar menores tarifas, além da compra com antecedência, é fazer seu roteiro em Zigue-Zague, isto é, nunca colocar dois países conhecidos seguidos (ex. Roma, Paris, Berlim, Londres). Na verdade o roteiro ideial seria costurar em Zigue-Zague para a passagem ficar mais em conta (ex. Paris, Oslo, Roma, Bruxelas, Barcelona).

Acomodação:

Os Backpackers ou Hostels, são muito comuns, você divide o quarto com outros viajantes, pode ser de 4 a 12 pessoas e o banheiro geralmente e compartilhado.

couch

Outra ótima alternativa é o “Couch Surfing”, muito comum na Europa, o serviço é oferecido por um portal e as pessoas oferecem um quarto na sua casa por um período de tempo.

Airbnb (https://www.airbnb.com.br/)

airb

Site com diversas ofertas de quartos para lugar, tem muitas opções de quarto com entrada privativa dentro da casa de alguém que disponibiliza um quarto para locação.

Comida

Fast food de modo geral tem ótimo custo-beneficio, um por ser rápido e outra por ser barato, seja um Mc Donald~s ou um Kebab, o custo é bem diferente do Brasil, na Europa realmente e uma opção barata. Lembrando também que na Europa a água eh tratada, portando, toda água de torneira eh potável e nos restaurantes você pode pedir “Tap Water” que seria a água de torneira oferecida gratuitamente com a refeição.

O Norte da África também é de fácil acesso através da Europa, como Marrocos, que fica logo abaixo a Espanha. Na capital Marrakesh se fala inglês, Espanhol, Francês e árabe. Existem tarifas promocionais pela Ryanair.

Dica: Não recomendo viajantes feminina viajando sozinha por Marrocos, o ideal é ir com pelo menos um amigo.

Um abraço

Ronaldo Aizawa
Equipe Beetrip

Ronaldo

Diretor da BeeTrip Intercâmbio. Ronaldo é formado em Administração de empresas pela universidade Mackenzie e pós graduado em Marketing pela ESPM. Trabalha há mais de 5 anos no mercado educacional, fez seu primeiro intercâmbio para Vancouver – Canada, onde tomou gosto pelas viagens e logo planejou uma especialização em Business na Austrália onde estudou por um ano na agitada cidade de Sydney. Depois desta experiência decidiu morar na Inglaterra, na multicultural cidade de Londres onde permaneceu mais 8 meses em um curso preparatório para IELTS. Ao todo conheceu mais de 23 países, antes de embarcar no projeto Beetrip.