Fazer faculdade nos Estados Unidos é um bom investimento? De que forma o visto Americano de estudante F-1 pode levar ao OPT (Optional Practical Training) e, consequentemente, ao visto H1B?

Bom, tudo depende das pretensões do estudante. Se você deseja uma experiência internacional ou mesmo morar fora do país, a faculdade no exterior é uma excelente opção, mas se você deseja retornar ao Brasil após os estudos, é preciso levar em consideração questões como equivalência de diploma e validação de seus estudos no Brasil.

Quero retornar ao Brasil após a graduação. É um bom investimento?

Se você pretende retornar ao país após a conclusão da graduação no exterior, existem vantagens e desvantagens a avaliar.

Dentre as vantagens de cursar uma universidade no exterior estão a experiência internacional (muito apreciada principalmente por empresas multinacionais), a fluência no inglês, o conhecimento do sistema de ensino e da sociedade americana (pode ser um diferencial se você estiver tentando uma vaga de emprego em uma empresa americana) e, claro, a vivência cultural que a experiência agrega.

Contudo, existem também algumas desvantagens. A primeira é que você retorna ao Brasil sem nenhuma experiência no mercado brasileiro, coisa que os estudantes de instituições nacionais em sua maioria possuem, já que muitos cursos possuem estágio obrigatório. Além disso, é preciso validar o seu diploma no país. O processo de validação varia de acordo com o curso, mas, basicamente, você precisa buscar uma instituição de ensino brasileira que ofereça o mesmo curso que você fez nos Estados Unidos e pedir a validação do diploma. É bom procurar uma instituição que tenha um currículo parecido com o que foi cursado nos EUA, pois a instituição brasileira irá avaliar suas disciplinas e créditos e determinar se você precisa ou não realizar estudos complementares no Brasil. Na maioria dos casos, e necessário cursar um ou até dois anos no Brasil para validar o diploma.

Não quero retornar ao Brasil, quero ficar nos EUA. É um bom investimento?

Sim. Sem dúvidas é um bom investimento. Pois, caso você pretenda permanecer no país, a universidade te dá a oportunidade de conseguir um visto de estudante que pode levar a um visto de trabalho condicional, o que te permite ganhar experiência de trabalho, que pode levar a um visto de trabalho. Além disso, é mais fácil se inserir no mercado de trabalho americano tendo graduado em uma instituição de ensino americana.

E como um visto pode levar ao outro?

O visto F-1 é o visto de estudante. Ele não é um visto de imigrante e deve ser solicitado por qualquer pessoa que deseje estudar nos Estados Unidos, seja um curso universitário, escola, programa de treinamento em idiomas, conservatório ou qualquer outro curso de cunho acadêmico ou escolar. O visto F-1 não permite que o estudante trabalhe fora do Campus, contudo, algumas opções de trabalho no Campus podem estar disponíveis.

O visto F-1 pode levar ao OPT. O OPT é um emprego temporário que está diretamente relacionado com a área de estudo de um estudante que possui um visto F-1, ou seja, para ser elegível para o OPT o estudante tem, necessariamente que possui um visto F-1 válido. Como regra geral, um estudante que possua um visto F-1 pode ser autorizado a receber até 12 meses de treinamento prático (OPT) antes ou depois da conclusão dos estudos.

Para participar o estudante deve pedir à universidade que recomende o OPT. O departamento responsável faz essa recomendação endossando o formulário I-20 do estudante. O estudante deve então requisitar o Documento de Autorização de Trabalho (EAD, Employment Authorization Document) e, caso a requisição seja aceita e o documento emitido, pode começar a trabalhar no OPT, onde pode permanecer pelo período máximo de 12 meses.

O OPT é uma excelente maneira de estabelecer contatos com empresas. Algumas empresas podem ser sponsors para um visto de trabalho, ou seja, elas podem pedir junto ao governo americano o visto de trabalho para que possam contratar um trabalhador estrangeiro. Dessa forma, você pode conseguir o visto de trabalho H1B mais facilmente, já que você possui vínculo com uma empresa americana que está disposta a te contratar. É claro que esse processo é facilitado se a empresa já conhece o funcionário, o que pode ocorrer por meio de um OPT por exemplo.

Quer saber mais informações?

Baixe nosso Guia de Universidade gratuito:

Um abraço

Michele Aki

Mi

 

Tendo uma forte identificação com a língua inglesa desde cedo, Michele Aki, recebeu sua primeira Certificação da Universidade de Cambridge aos 16 anos de idade. Teve sua primeira experiência como intercambista cultural ao viajar para a Inglaterra, França e Itália.

Devido ao seu forte perfil internacional, iniciou seus estudos acadêmicos no Santa Monica College, Califórnia, onde então adquiriu um conhecimento mais sólido sobre o sistema educacional Americano. Foi admitida por diversas Universidades “top-tier” dos EUA, incluindo a prestigiosa University of California em Berkeley, optando no entanto, pela ensolarada e vibrante cidade de Miami – Florida, onde obteve seu “Double major” em Comunicação e Psicologia pela University of Miami,em Coral Gables.