TOEFL x IELTS

Como se preparar?

O que é o TOEFL? E o que é o IELTS?

O TOEFL (sigla em inglês para Test of English as a Foreign Language) é um teste de inglês como segunda língua de cunho acadêmico reconhecido por mais de 9000 instituições espalhadas por mais de 30 países ao redor do mundo. A modalidade mais aceita é o TOEFL iBT®, organizado pela ETS, e o teste mede a habilidade do estudante de utilizar e compreender o inglês em um nível universitário, utilizando situações do dia a dia universitário para testar os conhecimentos em língua inglesa do estudante.

O teste é dividido em quatro seções, que testam as quatro habilidades de uso da língua: leitura, escuta, fala e escrita. Cada seção tem pontuação máxima igual a 30 pontos, somando 120 pontos no teste completo. Quem faz o TOEFL são estudantes que planejam estudar em uma instituição de nível superior em programas oferecidos na língua inglesa, candidatos a bolsas de estudos e certificações, estudantes que procuram admissão ou certificação de finalização de programas de aprendizado, estudantes e trabalhadores que necessitam de visto para países cujo idioma oficial é o inglês e também estudantes da língua inglesa que desejam monitorar seu progresso.

O IELTS (sigla em inglês para International English Language Testing System) é também um teste de inglês como segunda língua, organizado conjuntamente pelo British Council e pela Universidade de Cambridge. Também é largamente reconhecido ao redor do mundo, sendo aceito por mais de 9000 instituições ao redor do mundo, com centros de aplicação em mais de 140 países. Também testa as quatro habilidades de uso
da língua: leitura, escuta, fala e escrita. No IELTS, é possível escolher entre duas modalidades de teste, Academic ou General Training. Nas duas modalidades, os candidatos fazem as mesmas provas de escuta e fala, mas os testes de leitura e escrita são diferentes. A modalidade Academic é ideal para estudantes que desejam estudar em uma instituição de nível superior em um programa oferecido em inglês e mede a proficiência em inglês do candidato em situações presentes em um ambiente acadêmico, de educação superior. Já a modalidade General Training mede a proficiência do candidato em um contexto prático, de vida diária, e é ideal para quem deseja medir o nível de proficiência inglês ou obter um visto de trabalho. O IELTS possui um sistema de pontuação de nove faixas. Para cada parte do teste o estudante obterá uma pontuação que varia de 1 a 9, podendo obter pontuações redondas (1.0, 2.0, 3.0, etc.) ou metades (1.5, 2.5, 3.5, etc.); a média das pontuações obtidas em cada uma das quatro seções é a pontuação média do candidato no exame.

 Como se preparar para o TOEFL?

Existem várias alternativas na hora de se preparar para o teste. Uma alternativa é buscar um curso especializado nesse tipo de teste. Esses cursos são oferecidos por escolas de inglês ou mesmo por professores particulares. Na hora de procurar um curso, é bom procurar saber sobre a experiência do professor com este tipo de teste e escolher um curso focado no teste, para que o estudo seja focado no tipo de questão que o estudante irá encontrar na hora da prova. Para quem prefere uma preparação mais autodidata, a ETS (organização responsável pelo teste) oferece diversos materiais específicos para a preparação para o teste, dentre eles livros, pacotes e prática online.

Existem tanto materiais de preparação pagos, como é o caso do Guia Oficial para o TOEFL (The Official Guide to the TOEFL Test®), livro de preparação para o teste que conta com exercícios, dicas e três testes completos para preparação, e do TOEFL Practice Online®, uma prática online que reproduz a experiência de fazer a prova real.

Além disso, a ETS oferece materiais gratuitos como questões de testes anteriores e exemplos de respostas às questões de fala e escrita. Materiais publicados por outras organizações também estão disponíveis para se preparar para o teste. Na hora de se preparar para o TOEFL, é recomendado utilizar material elaborado especificamente para o teste, para um maior foco nos tipos de questões e no tipo de linguagem avaliada

 Como se preparar para o IELTS?

Na hora de se preparar para o IELTS, as alternativas oficiais são um pouco mais limitadas. Os organizadores do teste reconhecem apenas os livros Official IELTS Practice Materials® Vol. 1 (com CD) e Vol. 2 (com DVD) como materiais oficiais de preparação. Além disso, alguns centros de aplicação do teste oferecem workshops para ajudar na preparação dos estudantes que desejam fazer o teste e questões exemplo
podem ser encontradas gratuitamente no site do teste. Além desses materiais oficiais, existem outros livros focados na preparação para o IELTS, elaborados por outras organizações, e também cursos oferecidos por escolas de inglês destinados à preparação para o teste. Vale lembrar que a preparação pro IELTS também deve ser focada no teste, para que estudante possa se familiarizar com os tipos de questões que aparecerão no teste e também com o conhecimento que será exigido dele. Também existem cursos oferecidos por professores particular e, nesse caso, também vale lembrar que a experiência do professor com esse tipo de teste deve ser avaliada.

 Qual o período ideal de preparação?

Para ambos os testes, é recomendável iniciar a preparação pelo menos três meses antes de fazer o teste, mas idealmente seis meses antes do teste. Claro que o período de preparação varia de acordo com o domínio do idioma que o candidato possui, mas é recomendável iniciar a preparação no mínimo três meses antes de fazer qualquer um dos testes, para que o estudante tenha tempo de se acostumar com os tipos de questões presentes nos testes, com o vocabulário utilizado e cobrado e com o tipo de conhecimento que será cobrado do candidato. O período ideal de preparação é de seis meses, para que o candidato tenha tempo de fazer as questões práticas, ler as dicas constantes do manual e tirar eventuais dúvidas. Recomenda-se realizar, na última semana de preparação, um teste exemplo, para que o estudante possa se sentir na prova e ter uma noção mais realística do que será esperado dele na hora do teste. Porém não é recomendável realizar esse teste muito próximo à data do teste, pois o estudante deve ter tempo de solucionar eventuais dúvidas que possam surgir.

 Em que devo focar na hora de me preparar?

Na hora de se preparar para cada um dos testes, deve-se, primeiramente, ler o manual do candidato, oferecido pelas organizações que elaboram tanto o TOEFL quanto o IELTS. Este manual contém dicas importantes sobre o formato e o conteúdo do teste.

Após isso, é recomendável focar nos conteúdos cobrados em cada teste. Se o candidato irá prestar o TOEFL ou o IELTS Academic, o foco deve ser em situações comuns ao dia a dia acadêmico, universitário, situações que ocorrem dentro de uma universidade, que serão encontradas pelo estudante na sala de aula, na biblioteca, no dormitório, etc. Vale lembrar que não é necessário estudar vocabulário técnico de áreas acadêmicas pois, em ambos os testes, o vocabulário técnico não será utilizado e, se aparecer em alguma questão, será acompanhado de definição. Já para o IELTS General Training o foco deve ser em situações do dia a dia, que serão encontradas em um ambiente de trabalho ou em um ambiente urbano pelo candidato.

No final das contas, ambos os testes são aceitos por diversas instituições ao redor do mundo para diferentes propósitos. O candidato, na hora de escolher que teste fazer, deve levar em conta a aceitação do teste pela instituição pretendida ou pelos requerimentos do tipo de visto, a afinidade com o tipo de questão e vocabulário encontrado (em situações em que ambos os teste são aceitos em iguais condições, vale a pena ler o manual do candidato de cada e teste e experimentar algumas questões exemplo para avaliar com qual teste o candidato possui mais afinidade) e as necessidades do candidato, para que o teste que melhor o atenda seja escolhido. Outro fator que vale a pena levar em consideração, no caso em que ambos os testes sejam aceitos para os fins em questão, é a disponibilidade de cursos e materiais oficiais de
preparação de fácil acesso, para que a preparação para o teste seja a melhor possível.

Em ambos os testes, o domínio das quatro habilidades será avaliado.