Mercado de Trabalho na Europa

Então vamos falar de um dos assuntos mais comentados pelos intercambistas, “E O MERCADO DE TRABALHO NA EUROPA? COMO É? COMO ESTÁ?”
Certamente, há dois anos a Irlanda quase declarou falência, depois de anos de crescimento acentuado, sendo até considerado “tigre celta” da Europa, a Irlanda ficou impossibilitada de quitar suas dividas entre 2007-2008, o que fez com que a atividade econômica tivesse uma queda considerável através de transferências de capital nos bancos.

Porém a Irlanda mostra sinais de que está lentamente deixando a crise e mesmo com um crescimento tímido em 2014, o desemprego já está caindo e algumas empresas já se reestruturaram.

Beetrip Intercâmbio

Taste of Brazil

Você já perdeu alguma grande oportunidade por não falar inglês? Saiba como realizar o intercâmbio dos seus sonhos – Clique e baixe o guia gratuitamente.

Fato é que quando falamos do programa de estudo e trabalho na Irlanda, não estamos garantindo que você vai trabalhar no emprego dos sonhos ou numa multinacional, pois o governo irlandês permite que o estudante trabalhe visando aperfeiçoar o idioma.

A oferta de emprego depende muito de seu inglês, de sua personalidade, de sua desenvoltura e de seus conhecimentos, já que você vai competir com os próprios Irlandeses e outros cidadãos europeus, digamos que não é impossível, porém é bem concorrido.

As oportunidades de empregos mais comuns estão no comércio e no setor de serviços, como entregador de jornais, pubs, lojas de conveniências, hotéis, restaurante, supermercados, cafeterias, lanchonetes, garçom, barman, au pair, atendente de lojas, jardineiro, pintor e outros trabalhos que não exigem algum conhecimento especifico na área, algumas áreas como Tecnologia, Saúde, Engenharia, Pesquisas e etc.

Já existe um programa de trabalho que facilita o work permit para estes profissionais, porém há requisitos também.

Beetrip Intercâmbio

Paisagem Dublin

A oferta de vagas especifica é certamente menor para os brasileiros que se encontram na Irlanda, devido a exigência e a grande procura por este tipo de emprego, porém, para se manter enquanto faz o intercambio na Irlanda é legal aceitar as vagas mais simples, assim você pode melhorar o seu inglês e durante os trabalhos mais simples você pode ir estudando áreas mais especificas para se candidatar nas vagas mais concorridas.

O mercado está bem aquecido e as empresas estão crescendo, para entrar numa área mais especifica é bom está bem preparado no inglês e nos conhecimentos da área para ser agressivo dos que os concorrentes na hora entrevista.

Amanda Paz

Equipe Beetrip