Thailandia, Malaysia e Singapore 534

Os controladores de vôo são parte de uma profissão muito séria, devido ao aumento de rotas e ao barateamento das passagens aéreas esse profissional se tornou fundamental para qualquer espaço aéreo no mundo. Hoje o termo controlador de voo foi substituído por controlador de tráfego aéreo.

No Brasil, ganharam mais notoriedade após o acidente entre o Boeing  da GOL Linhas aérea inteligentes e o Legancy da Embraer em 2006. Fato é que a profissão exige extrema responsabilidade.

Para ser um controlador de tráfego aéreo o profissional deve ter:

– Raciocínio rápido
– Inteligência
– Noção de espaço
– Controle emocional
– Fácil adaptação aos períodos de dia e de noite
– Habilidade de interpretação
– Inglês técnico proficiente

Em seu ofício está a responsabilidade pela vida de milhares de pessoas voando em cada avião diariamente, onde  uma falha pode significar a perda de centenas de pessoas. Além disso o avanço tecnológico se multiplica a cada dia e aeronaves cada vez mais velozes junto com aeronaves mais antigas cruzem o espaço entre países e continentes.

A atividade é tão complexa que é dividida em cinco áreas:

  • Centro de Controle de Área;
  • Controle de Aproximação;
  • Torre de Controle;
  • Busca e Salvamento; e
  • Defesa Aérea.

No final do ano passado foram abertas mais de 150 vagas para controladores de tráfego aéreo em um Concurso promovido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O perfil do candidato seria: ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, gozar dos direitos políticos, estar em dia com as obrigações eleitorais, ter diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio e conhecimentos de Língua Inglesa.

Quanto ao exame seria realizado por meio de provas objetivas com 60 questões sobre Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Informática e Física.

Aproveite o mês de Fevereiro e confira:

Controladores-Large-Rect

 

Equipe Beetrip
www.facebook.com/beetrip
www.beetrip.com.br